quarta-feira, agosto 27, 2025

Dia do Maçom


Loja ao ar livre realizada dia 23/08 em comemoração ao dia do Maçom e aniversário das lojas:

Revolução e Progresso Nº 01

Ary Palu Nº 03 e  

Mário Marinho Nº 04














terça-feira, agosto 05, 2025

Um novo ciclo sob a égide da Luz: transição, gratidão e continuidade na COMAB



123 Assembléia em Cuiabá - 02/08/2025


    No Oriente da história que se escreve com o cinzel da virtude e o maço da responsabilidade, a 123ª Assembleia Geral da COMAB resplandeceu como marco simbólico de união, esperança e renovação. Sob a abóbada da Fraternidade que nos une, os Obreiros das potências confederadas reuniram-se em espírito de justiça, equilíbrio e amor à Ordem, reafirmando o compromisso com os altos ideais da Maçonaria Regular brasileira.
    Neste cenário de harmonia e labor coletivo, foi eleito e tomou posse como novo Presidente da Confederação Maçônica do Brasil o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Irmão Josué Paulo Fernandes — obreiro incansável, cuja trajetória é marcada pelo serviço discreto, pela firmeza ética e pela dedicação ao aperfeiçoamento institucional da Maçonaria. Sua eleição não representa apenas a ascensão de um Irmão; simboliza o reconhecimento de uma caminhada construída com retidão, sabedoria e visão de futuro.
    Entretanto, não há alvorada sem o reconhecimento do entardecer que a precede. Por isso, rendemos nossas mais sinceras homenagens ao Sereníssimo Irmão José Ozair, que, ao encerrar seu ciclo como Presidente da COMAB, deixa um legado de equilíbrio, diálogo e comprometimento com a causa maçônica.
Aos Irmãos votantes, que depositaram sua confiança na continuidade deste trabalho através de novas mãos, nossos mais profundos agradecimentos. Cada voto foi mais que uma escolha: foi um pacto de esperança com a edificação de um futuro que honra o passado.
    Que este novo ciclo, guiado pela Luz do entendimento e pelo compasso da Fraternidade, siga elevando a COMAB como símbolo vivo da união entre os maçons do Brasil.
    Viva a COMAB!
    Viva a Maçonaria!


                                          
Momento da Assinatura do Tratado de Mútuo Reconhecimento entre
Grande Oriente do Estado do Acre e Grande Oriente do Rio Grande do Sul








Grão Mestre
Pedro Henrique Ortega de Calazans



Grão mestre do Paraguai. Fernandez Zacur





















segunda-feira, março 24, 2025

Setorial Norte 2025

 



        Boa tarde irmãos. Informo que a Setorial Norte 2025 foi muito proveitosa, com recepção e organização excelentes, pelo Grande Oriente de Rondônia.

        Parabenizamos ao SGM Fernandes Lucas, ao EGMA Frank Gonzáles e ao SGMH Orlando Pinheiro que tudo fizeram para o sucesso do evento. Palestras realizadas pelo SGM José Ozair Pinto Filho (GORN), presidente da Comab, SGM Bento A. M. Duailibi (GOMS), Amilcar Silva Júnior (Secretário-Geral) e Izautônio da Silva Machado Júnior (Glomaron). Após, apreveitando a presença da diretoria da Comab, tivemos reunião com os GMs do norte, SGM Nonato Sampaio (GOA) e SGM Francisco de Souza (GOEAC), EGMA Gilberto Carrijo (GOA) com participação dos GMs de Rondônia acima nominados e o SGM Josué Fernandes (GOEMT), quando todos manifestaram sobre assuntos relativos às potências, seus avanços e planos para futuro, cumprindo a finalidade da Setorial. A cunhada Alessandra Duailibi reuniu  com as cunhadas do GOR, instruindo sobre a fundação de fraternidade feminina, que terá apoio do GOMS.

        A noite, antes do jantar, entrega de honrarias e mimos,  houve uma  apresentação de vídeos sobre a casa de apoio a pacientes de câncer e shiriners pelo SGMH Aldino Brasil (Glomaron), que também discorreu para a família maçônica presente, sobre a CMI. Presente o EGM Cláudio Pinto, da Glomaron, representando o SGM Paulo Tupan que estava em viagem. Os MM do GOR foram convidados a participar do Shirines. Mais um evento que a família maçônica participou com jantar com boas músicas, em alto nível, pelo que mais uma vez, parabenizamos ao SGM Fernandes e todos os integrantes do GOR.














segunda-feira, janeiro 27, 2025

GOEAC realiza reabertura do ano litúrgico de 2025 e nomeia mestre como secretário de comunicação




O Grande Oriente do Estado do Acre (GOEAC) realizou, no último sábado (25), a sessão de reabertura dos trabalhos litúrgicos de 2025. O evento, conduzido no Grau de Aprendiz Maçom, ocorreu no Templo Francisco Djalma, em Acrelândia, reunindo membros da maçonaria de diversas localidades, incluindo Rio Branco.

A sessão foi presidida pelo venerável Sideonil Delazari, da Loja Ari Palu, e contou com a presença de autoridades maçônicas como o Eminente Grão-Mestre Francisco Nascimento, o Grão-Mestre Adjunto Francildo Rodrigues, além dos veneráveis Lúcio Inácio (Loja Mario Marinho), Daniel Freitas (Loja Revolução e Progresso) e Wallace Kelly (Loja Rei Salomão). Também participaram mestres, companheiros e aprendizes.

Durante a Ordem do Dia, foi anunciado o decreto nº 01, lido pelo irmão orador e venerável Daniel Freitas. O documento oficializou a nomeação do mestre Saimo Martins como Poderoso Secretário de Comunicação do Oriente.

A sessão marcou o início dos trabalhos litúrgicos para o ano de 2025, reforçando o compromisso da instituição com suas atividades e o fortalecimento dos laços entre seus membros.

Francisco N de Souza e Grão Mestre Adjunto. Francildo Rodrigues

 


Francisco N de Souza e Grão Mestre Adjunto.  Francildo Rodrigues





sexta-feira, janeiro 24, 2025

GOEAC FORTALECE LAÇOS FRATERNAIS COM NOVOS TRATADOS DE AMIZADE E RECONHECIMENTO

Durante as celebrações alusivas aos 50 anos da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), o Grande Oriente do Estado do Acre (GOEAC), liderado pelo Soberano Grão-Mestre Irmão Francisco Nascimento de Souza, protagonizou um momento de grande relevância para a Maçonaria Regular. Em um ato de cooperação e fortalecimento dos laços fraternais, foram assinados dois novos Tratados de Amizade e Mútuo Reconhecimento com o Grande Oriente de Alagoas (GOAL) e o Grande Oriente do Rio de Janeiro (GORJ), ambas potências maçônicas filiadas à COMAB.

Esses tratados têm como premissa o reconhecimento mútuo das Potências signatárias como Soberanas, Regulares e Independentes, cada qual mantendo plena autonomia em suas respectivas jurisdições. Regidas por suas Constituições, Leis e Regulamentos, estas potências reafirmam sua atuação sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo e em conformidade com os Antigos Landmarks da Maçonaria Universal.

O objetivo dos tratados vai além do reconhecimento formal, sendo um compromisso com o fortalecimento da Maçonaria Regular Brasileira e Universal. Eles promovem a concórdia e o relacionamento harmonioso entre os maçons, incentivam o amor fraternal e a evolução do ser humano como ente social, além de consolidar a relação da Maçonaria com a sociedade em benefício da humanidade e para a Glória do Grande Arquiteto do Universo.

REGULARIDADE E LEGITIMIDADE DAS POTÊNCIAS SIGNATÁRIAS

Grande Oriente do Rio de Janeiro (GORJ): Potência Maçônica de ampla legitimidade e regularidade, filiada à Confederação Maçônica Interamericana (CMI). O GORJ mantém tratados de amizade com a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ), o Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro (GOB-RJ), além de diversos outros acordos nacionais e internacionais, que reforçam sua posição na Maçonaria Universal.

Grande Oriente de Alagoas (GOAL): Igualmente reconhecido por sua regularidade, o GOAL possui tratados com importantes potências maçônicas no Brasil e no exterior. Em Alagoas, mantém acordos com a Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas (GLOMEAL) e com o Grande Oriente do Brasil em Alagoas (GOB-AL), assegurando sua relevância e legitimidade no contexto maçônico global.

CONSOLIDANDO A FRATERNIDADE UNIVERSAL

A assinatura desses tratados representa um marco significativo para a Maçonaria, reafirmando os compromissos de fraternidade, regularidade e harmonia entre suas potências. Por meio da cooperação e do fortalecimento mútuo, o GOEAC e suas potências coirmãs seguem promovendo os valores essenciais da ordem, contribuindo para a evolução do ser humano e a edificação de uma sociedade mais justa e fraterna.

CELEBRAÇÃO DA FRATERNIDADE E DA TRADIÇÃO


GOEAC NA 120ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COMAB: CELEBRAÇÃO DA FRATERNIDADE E DA TRADIÇÃO

No dia 4 de agosto de 2023, a cidade de Curitiba-PR tornou-se palco de um evento histórico para a Maçonaria brasileira: a 120ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB). O Grande Oriente do Estado do Acre (GOEAC), representado pelo Soberano Grão-Mestre Francisco Nascimento de Souza, marcou presença em um momento que celebrou a união, a tradição e os valores fraternais.

A Assembleia fez parte da "Semana da Fraternidade", um conjunto de celebrações em honra aos 50 anos de fundação da COMAB e aos 120 anos do Grande Oriente do Paraná (GOP), anfitrião do evento. A programação incluiu também a Assembleia Geral da Confederação Maçônica Interamericana (CMI – 5ª Zona), consolidando o encontro como um marco de relevância internacional.

Sob a liderança do presidente da COMAB 2022/2023, Irmão Guilherme de Queiroz Ribeiro, os trabalhos iniciaram às 8h30, com a abertura do Livro da Lei pelo Grão-Mestre do Grande Oriente Maçônico do Distrito Federal, Irmão Antonio do Carmo Ferreira. A assembleia reuniu grão-mestres, grandes secretários e ex-presidentes da Confederação, destacando o espírito de união e compromisso que permeia a ordem.

O ponto culminante do evento foi a eleição, por aclamação, da chapa "Tradição e Inovação" para liderar a COMAB no período 2023/2024. O Irmão Cristian Adrian Flores Maldonado, Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, foi empossado como presidente, enquanto o Irmão José Ozair Pinto Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, assumiu a vice-presidência. Ambos realizaram o juramento solene diante do Altar dos Juramentos, simbolizando o compromisso com os princípios da Maçonaria.

Além disso, o evento oficializou a posse do Conselho Fiscal, composto por membros efetivos e suplentes de diversos Grandes Orientes confederados, reforçando a representatividade e a diversidade da COMAB.

A 120ª Assembleia destacou-se como um momento de renovação, reafirmação de laços fraternais e celebração de um jubileu de ouro que enaltece os valores maçônicos. O GOEAC, com sua presença, reafirma seu compromisso com os ideais da ordem, fortalecendo a Maçonaria como um pilar de harmonia e progresso para a sociedade.


GOEAC adquire personalidade jurídica




"Agora que temos a nossa personalidade jurídica iremos avançar muito mais em nossos propósitos de aperfeiçoamento e confraternização de todos os Irmãos do 
Grande Oriente do Estado do Acre - GOEAC, bem como melhor auxiliar no desenvolvimento e progresso da humanidade, estreitando laços de amizade e mútuo reconhecimento com nossas Co-Irmãs Potências e Obediências Maçônicas do Simbolismo Regular e Corpo de Altos Graus da Maçonaria"